Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Vamos quebrar alguns paradigmas cristão?


          Ao longo da nossa existência humana sempre surgiu as crenças limitantes, existe várias ditados e conversas de pessoas mais velhas; isto é claro acaba influenciando os jovens a ter barreiras em alguns pensamentos. Aqui neste post vamos quebrar alguns dos paradigmas mais usados entre os cristão e esclarecer a verdade. 

    Lembremo-nos de que é essencial ter regras para que tudo vá bem, porém desde que estás não interfira na vivência das pessoas e tragam conflitos. Os paradigmas a que me refiro se trata de muitos assuntos, que atrapalham as pessoas de enxergar a verdade e ter uma vida próspera. No meio cristão existe muitos que até hoje precisa ser esclarecido e deve ser quebrado.
 
Paradigmas cristão do dinheiro

     Uma das crenças limitantes mais usadas é o de que o dinheiro não traz felicidade. Sim, só o dinheiro em papel "algo material" não é capaz de suprir a nossa felicidade, se não haver amigos, família e o que compartilhar da vida. No entanto achar que a pobreza é algo bom, está extremamente errado, pois com o dinheiro podemos ter uma vida melhor e mais confortavél, comer bem, cuidar da saúde, ter lazer, poder ajudar a família, isso tudo é mandamento de Deus.

    Em Eclesiastes 2:24 fala que ''Não é bom para o homem que coma e beba, e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isto também eu vi que vem da mão de Deus.'' Ou seja Deus quer que tenhamos uma vida boa e Ele mesmo dá essa prosperidade. As pessoas confundem isso com as palavras de Jesus na passagem um jovem rico Mateus 19:23 '' Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.''

    Mas Ele não se refere a riqueza em dinheiro, e sim nos sentimentos que o dinheiro provoca nas pessoas, avareza, corrupção, ambição e amar o dinheiro e não a Deus. O jovem rico não estava disposto a largar sua riqueza por Cristo, então seu amor estava no dinheiro; isso era um teste. O que impediria ele alcançar a salvação seria seus atos em decorrência da riqueza e não pelo fato de ser rico. Deus quer que nós trabalhe para ter uma vida agradavél, Ele mesmo abençoa muitas coisas que fazemos. 

    Então uma coisa é ficar rico e se torna amargurado, ser uma pessoa solitária; Talvez por causa dos seus atos ou caratér, neste caso o dinheiro não é capaz de te fazer feliz. Outra coisa bem diferente e ser um rico humilde, cheio de amigos e que faz o bem com seu dinheiro, neste caso o dinheiro traz felicidade, pois o coração do homem se alegra ao agradar a Deus.

Paradigmas cristão de pecado

    Em todas as igrejas evangélicas, é pregado sobre os jovens se manter puro para o matrimônio e em muitas outras situações ter uma boa conduta. Em ll Timóteo 2:22 menciona ''Foge também dos desejos da mocidade, e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor.'' No entanto há alguns que erram e não conseguem fazer tudo certinho, isso é claro só cabe a Deus julgar e só Ele pode perdoar essas pessoas.

    Contudo há dentro das igrejas muitos julgamento com quem exerceu pecado, um olhar torto, uma conversa, até um tratamento diferenciado dentro da igreja. Uma coisa é a igreja proibir a pessoa de exercer algum cargo dentro da igreja, muitas tem doutrinas e devem ser respeitadas, certo?  Mas o problema é condenar, falar pra pessoa que não tem jeito, que ela não vai se salvar, isso nunca deve acontecer. Pois Deus é amor e Ele mesmo não joga fora ninguém, Jesus recupera as pessoas e dá perdão a quem quiser; então vamos quebrar essa crença limitante.

    Numa passagem de Mateus 09:12 ''Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes.'' Nós mostrando que todos tende a cair, e que a igreja é isso, hospital para melhorar, não um museu onde só fica os bons e santos. E complementa ''Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.''

Paradigmas da salvação em uma igreja

    Assim como algumas pessoas já acham que serão salvas, também há igrejas que se intitulam a única certa. Isso não existe, no céu ou na bíblia não tem escrito a placa da igreja salvadora, pois se fosse assim todo mundo ia pra ela e tudo estava resolvido. As pessoas iriam praticar os erros e só por estar naquela igreja se salvaria, pensa que injusto? Mas Deus é sábio e justo, e olha algo mais profundo, coração e atos. Como diz em l Timóteo 1:5 ''Ora o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.'' 

     A justiça está no coração, pois existe várias igrejas que são erradas; Mas lá dentro tem pessoas certas, com fé e amor muito maior que possamos imaginar. Apocalipse 2:23 ''E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.''  Isso tudo será levado em consideração. Portanto vamos quebrar isso, se preocupe em agradar a Deus em primeiro lugar e não os irmãos da igreja.

Paradigma de fazer tudo que quero

     Essa ideia é nova, vejo muitos amigos com isso na cabeça e já digo que não é coisa boa; O mal também traz muitos pensamentos ao cristão usando as escrituras, pois você sabendo ou não, o diabo conhece bem a Bíblia, muito mais que você. Esse paradigma se baseia na seguinte frase de que "Deus não olha o externo, só o coração que importa". Como citamos acima tem isso na bíblia, mas uma coisa bem distorcida é "Vou fazer tudo que eu quiser, e vou me salvar porque Deus vai olhar só meu coração". 

    Vamos quebrar essa mentira disfarçada de verdade, engana quem pensa assim, pois seu coração já se corrompeu. Nele está a soberba de se achar puro e bom demais, esta ignorância despreza as regras e leis cristãs a fim de amenizar seu erro. Alguns querem viver como o mundo e ainda querer ser salvo como se Deus que precisasse de nós. O Senhor se agrada da humilhação e obediência, você pergunta o que precisa melhorar, Ele te diz te corrige moldando seu caratér.
 
    Lemos em Tiago 2:17 ''Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesmas.'' Portanto se você está numa igreja que tem uma doutrina, o respeito a ela é agradável ao Senhor; Ainda evita das pessoas de fora julgar os crentes como más pessoas, onde na igreja é de um jeito e na rua de outro. Devemos portar nas igrejas como servos de Deus e na sociedade como cidadãos honestos e respeitador. 

Paradigma da separação de casais.

    Pude observa nos meus anos na igreja que as pessoas são felizes solteiras, e até são mais crentes que os mais velhos. E então a pessoa casa e tem a infelicidade de ter um mal casamento trazendo a separação, depois disso essa pessoa até vai na igreja, mas acaba se afastando e não indo mais. O casamento é uma instituição divina, portanto algo muito sério e importante para Deus; Algo que só pode acabar com morte ou traição, mas há ainda alguns casos como violência que não tem como a pessoa continuar. 

    Porém o paradigma que vamos quebrar é que muitos levam ao pé da letra, não exerce o perdão para quem traiu; se o par quiser perdoar e continuar não tem problema. Muitos já separam nem conversam, pois se Deus perdoa, porque não podemos perdoar também? Colossenses 3:13 ''Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.''

    Outra crença limitante é de que a pessoa separada não pode mais casar. Este lei está em l Corintios 7:10 ''Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. 11: Se porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.'' Mas eu acredito que há segundas chances para sermos felizes, dependendo do motivo da separação; E algumas pessoas que sofreram em seu casamento são agraciadas em uma segunda união.

    Creio em um Deus de amor, que dá oportunidades para seus filhos tentarem de novo, existe a regra porque tem que ter; Mas existem as exceções em casos que só Deus pode resolver. Não importa a situação de como foi a separação, o ideal é sempre buscar de Deus um sinal para proceder. Devo perdoar? Devo continuar? O que faço? E confessar a Deus o que você precisa; Ninguém gosta de ficar só e depois da separação muitos se deprimem ou entram em relacionamenros errados que corrompem sua fé. Então com humilhação a Deus você pode conseguir o perdão e a permissão para tentar de novo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário