Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de junho de 2023

ORGANIZE SUAS DÍVIDAS e comece a viver seus planos


ACEITAÇÃO


Como em qualquer situação que você irá resolver na vida, primeiro você tem que aceitar que está com dificuldades. Algumas pessoas têm vergonha de dizer que não sabem lidar com dinheiro ou nem elas sabem disso; Mas desde o momento que você se vê sempre endividado, sempre precisando de dinheiro emprestado ou fazendo empréstimo logo se nota que há algo errado. Não se sinta mal pois isso é normal acontecer, todos podem passar por esse momento algum dia, o problema é quando não conseguimos sair desse círculo de dívidas. Então o primeiro passo para conseguir organizar as dívidas é aceitar que você está com o problema, pois depois dessa etapa fica fácil começar a trabalhar nisso. A psicologia sempre ensina a detectar o problema e depois encontrar as causas do problema, pois eliminando a causa você elimina as consequências automaticamente. Mas não seja igual alguns que não aceitam de forma nenhuma que está com dificuldades e portanto não aceitam trabalhar isso; Pois se não houvesse problema você estaria bem financeiramente.


DETECTAR A CAUSA

Assim que você aceitou que não está sabendo lidar com o seu dinheiro, o próximo passo é detectar o “porquê’’, ou seja, qual a causa disso? Você pode anotar em algum lugar os atos que você executa que trazem esse problema das dívidas.

● Comprar demais no cartão de crédito sem olhar o saldo gasto.

● Não pesquisar preços das coisas antes de comprar.

● Não fazer controle do dinheiro que ganha e do que gastar.

● Comprar coisas sem necessidade e fiado.


PROPOR SOLUÇÕES

Então você já sabe quais atitudes tomadas que mais te compromete, isso já vai te ajudar bastante a propor melhorias. Você pode fazer uma planilha onde a causa do problema é colocado na esquerda e as possíveis soluções na direita; Pode ser em caderno ou planilha Excel da sua preferência. Essas soluções não tem um padrão definido para todos, pois cada atitude de endividamento é única para cada pessoa. 

Vamos exemplificar assim, se a causa é sempre usar o cartão de crédito adoidado a solução não vai ser cancelar o cartão de crédito; pois dá a impressão que você é uma pessoa incontrolável, mas sim aprender a usar o cartão de crédito de forma correta. Fazendo uma reeducação na hora de comprar, falando para si mesmo ‘“eu preciso disso?’’ “Posso comprar à vista em vez de crédito” usando a razão e não a emoção.

CAUSA SOLUÇÃO

*Usar cartão de crédito para pagar contas. (Pagar contas com dinheiro ou deixar sem pagar).

*Comprar roupas e sapatos direto. (Parar de comprar até quitar as dívidas).

*Pedir dinheiro emprestado quando deve. (Não pedir e ficar sem pagar conta até conseguir o dinheiro).

EVITAR ANTES DE TUDO

Como você irá começar um processo de acabar com as dívidas, têm que evitar algumas coisas para esse período de organização. Pois dependendo do que você faz pode gerar uma bola de neve maior do que está. Com essas dicas você vai aprender a usar esses hábitos e obter um bom resultado.

CORTAR GASTOS DESNECESSÁRIOS

Como você está tentando quitar todos os seus débitos é hora de verificar quais gastos devem ser cortados, pois tem coisas que não tem necessidade e se retirado não vai te fazer mal. Muitas vezes são valores pequenos e que não fazem diferença, mas com frequência no final do mês gera um valor bem alto. Vamos para o seu lazer e diversão, com certeza você gosta de comer um lanche ou um açaí e outras coisinhas mais; agora é hora de evitar esses gastos para sobrar mais dinheiro.

● Não precisa cortar tudo, vá diminuindo, tipo tomar um açaí toda sexta- feira em vez de todos os dias;

● Prefira Fazer comida em vez de comer lanche todo final de semana;

● Deixe o almoço pronto para levar para o serviço em vez de comprar comida;

● Saia mais cedo de casa para não perder o ônibus, assim não tem que pagar Uber ou Taxi.

● Compre lanche que dá pra semana toda no serviço, tipo pão de forma, bisnaguinha e mortadela;

● Diminua sua saída com os amigos, e quando sair evite gastar muito, apenas o básico (uma bebida, um lanche mais barato);

● Gastos com beleza são bons, mas será que no momento você está com condições de manter as unhas de gel, os cílios postiços e a academia? não tem problema dá uma pausa.

NÃO FAZER NOVAS DÍVIDAS

Além de diminuir os gastos pequenos, você também tem que evitar novas dívidas; nesse período é ideal focar nas dívidas antigas e tentar quitá-las. Só assim seu dinheiro vai ficar livre para novos investimentos e você pode voltar com seus luxos e ainda investir o dinheiro em coisas maiores.

Então vai algumas dicas, mas lembre-se você precisa ter força de vontade.

● Viagens com amigos, escola, trabalho e igreja; Mas se você não tem o dinheiro à vista, não passe no crédito. Pois mês que vem a fatura dessa dívida vem e não cabe no seu orçamento.

● Festas e baladas para distrair; Escolha ir em festas que sejam realmente importantes, tipo final de ano. Pois assim evita usar o cartão de crédito com ingressos e outros.

● Roupas e acessórios; Se você tem roupa e sapatos que estão em bom estado, não tem problema repetir. Assim evita comprar pois o que passa disso é luxo desnecessário.

● Utensílios para Casa; Evite comprar coisas de casa, tente utilizar as velhas, aproveitar outras e até consertar os apetrechos domésticos.

NÃO PEGAR DINHEIRO EMPRESTADO

Outra coisa que acontece muito com quem tá devendo é pegar dinheiro emprestado para pagar uma dívida. Essa é uma das atitudes que mais dá dor de cabeça para as pessoas, pois acaba virando uma bola de neve e um círculo sem fim; Você pede dinheiro emprestado para pagar uma conta, fica devendo a pessoa que pediu e depois não dá conta de pagar. Seja qual a situação que você estiver e o quanto está devendo espere até você conseguir o dinheiro seu para pagar, pois é melhor dever empresas do que pessoas.

● Não peça dinheiro emprestado; esses conhecidos também precisam receber e se você não dá conta de pagar perde a confiança deles.

● Não faça empréstimos de dinheiro; Os juros são muito altos e você adquire outra dívida bem maior.

● Não use o cartão de crédito para pagar contas, pois a fatura vem muita alta e depois você perde o controle.

● Não mexa com agiotas; Em hipótese alguma, essas pessoas são perigosas e não perdoam a dívida, além de que você irá pagar o dobro do valor.

MENSURAR AS DÍVIDAS

As atitudes são algo muito importante, é através delas que colhemos frutos, assim que você propor melhorias você já pode executar; Pois vai começar o processo de barrar novas dívidas para resolver as antigas. Agora vamos mensurar as dívidas, organizando elas para você ter uma noção do que está devendo e os valores a pagar; Nesta etapa você deve colocar tudo, dívidas futuras e financiamentos em geral. Sempre use uma ferramenta de anotações, agendas, cadernos, Word, Excel ou bloco de anotações. 

-Comece colocando as contas fixas, aquelas que de qualquer maneira você tem que pagar EXAluguel e feira; 

-Em seguida coloque as contas mensais ativas EX: Mensalidade de curso ou carnê;

-Depois coloque as contas pequenas em ordem crescente EX: lojinha ou pessoas; 

-Por fim coloque as dívidas grandes EX: cartão de crédito vencido ou empréstimos. Na frente de cada dívida coloque o valor e a data que venceu ou que vai vencer.

DÍVIDAS VALOR DATA

Aluguel da casa 400,00 - mensal

Mensalidade Plano de saúde 30,00-  mensal

Lanchonete Viva a Vida 50,00 - 06/2022

Emprestado amiga 40,00 - 05/2022

Carnê atrasado geladeira 700,00 - agosto 2021

Financiamento 20.000,00 - 2023

ANALISANDO AS DÍVIDAS

Agora você já sabe quais são os seus débitos, isso é muito bom; Contudo é preciso analisar as dívidas, pois algumas devem ser eliminadas da organização para pagar. Primeiro deve entender que tem coisas que são necessárias, tipo a feira (você precisa comer) então tem que deixar o dinheiro para esta finalidade. Outra coisa que deve levar em conta é mensalidade, tipo plano de telefone (preciso disso agora?) se não pode cancelar; Uma coisa importante é as pessoas que você está devendo (elas devem estar precisando do dinheiro) então procure pagar o mais rápido possível; E também financiamentos grandes, de início você não tem condições de quitar agora então vamos deixar pra negociar depois que conseguir o controle financeiro.

COLOCANDO EM ORDEM

Com esse entendimento você já sabe o que vai começar a pagar, vai cancelar as mensalidades desnecessárias cortando gastos. Depois de riscado o que vai deixar de pagar por enquanto é hora de organizar as contas a partir do mês atual, se você já recebeu pagamento então monte a projeção para o mês seguinte. E faça a simulação dos gastos durante todos os meses do ano, de forma que você saiba o que tem que gastar e pagar até quitar tudo. 

Da mesma forma que você organiza as dívidas por mês para pagar, deve organizar o quanto ganha em cada mês, todos os possíveis ganhos mensais. Assim será mais realista sua projeção, tipo férias, 13o salário, PIS e ganhos que você sabe que terá; Se não sabe calcular, na internet há sites e planilhas que calculam. Não deve colocar renda variável ou extra porque você não sabe quanto vai ganhar mesmo, e assim quando receber elas ficará como lucro.

Maio = 1300 

aluguel: 400

lanche: 100

lojinha:30

amiga:40

plano: 30

cartão: 500

ônibus: 200

guardar: 100

LEVANTAR CAPITAL

SALÁRIO: Se você está desempregado, procure imediatamente um emprego fixo, e não meça esforços. Saia todo dia cedo, bata de porta em porta, use as redes sociais para procurar, pergunte conhecidos, distribua currículos. Uma hora o emprego aparece, pois quem busca acha e espera até receber seu salário; Enquanto isso, vá seguindo os passos anteriores para colocar em prática. Caso já trabalhe espere receber seu pagamento para usar o dinheiro com base na planilha acima, não pegue vales e já peça para retirar qualquer desconto que há.

RENDA EXTRA

Não dependa somente do dinheiro do seu salário para sobreviver, tente buscar outras fontes de renda; Existem muitas disponíveis no mercado. Primeiro você deve escolher algo que não te dê trabalho e que caiba no seu tempo livre Para: Ser revendedora de revistas. Não tente fazer muita coisa ao mesmo tempo, pois assim não acaba tendo energia para fazer nada direito; apenas uma renda extra é o suficiente. Se você for montar algo em casa, não mexa com coisas que te canse e que tire seu tempo com a família 

Ex: Doces e Salgados; essas coisas é bom para quem fica o dia todo disponível, não para quem tem um emprego fixo. Não invista dinheiro em nada, cursos e aulas pela internet, consorcio de dinheiro e aplicar dinheiro em algo online; No momento você não pode se comprometer, evite mesmo que te ofereçam ganhos altos.

COMEÇAR A LIQUIDAR

Depois que você anotou na agenda os seus hábitos que precisam melhorar, a partir do mês atual você já pode começar a exercê-los; Evitando as compras desnecessárias e não fazendo novas dívidas até quitar tudo. Para isso você precisa ter muita força de vontade e repetir para si mesmo aonde quer chegar; Esse processo de organização pode demorar dependendo do quanto a pessoa está endividada, mas tenha paciência.

PAGANDO

Recebeu o seu pagamento na conta ou em mãos; Cancele as mensalidades que não precisa para o próximo mês não vir mais. Pegue sua planilha das contas mensais e comece a pagar o que tem lá, seguindo a ordem certinha. Esse orçamento tem que ter um valor para guardar independente se sua dívida é muito grande, pois é bom ter uma reserva para emergência; não usar com bobagens.

Maio = 1300

aluguel: 400 ok

lanche: 100 ok

lojinha:30 ok

amiga:40 ok

plano: 30 ok cancelado

cartão: 500 ok

ônibus: 200 ok

guardar: 100 ok nubank

GUARDAR DINHEIRO

Não é preciso esperar liquidar todas as dívidas para começar a guardar dinheiro, você já pode começar a fazer isso o mais rápido possível. Um dos pensamentos que mais atrapalha as pessoas de juntar dinheiro é em relação ao valor, querem guardar muito dinheiro mensal e acabam deixando sempre para o próximo mês; O que de fato nunca alcança o valor esperado. Comece por um valor pequeno R $10,00 todo mês e vá aumentando de acordo com o tempo. Coloquei na planilha um Exemplo de R $100,00 reais mensal, mesmo para uma pessoa endividada; Pois se você parar para calcular o que gasta com bobagem é bem maior que isso.

Contudo não basta só guardar, tem que saber onde guardar; O ideal é que o dinheiro guardado possa render mais, para quando você precisar terá um valor bem maior do que deixou. Aposte em contas digitais que rendem 100% do CDI ou até mais, muitas dessas contas são gratuitas e sem anuidade.

REALIZAR PLANOS

Com o passar dos meses e com sua persistência em cumprir rigorosamente o que está na planilha, as dívidas vão diminuindo até chegar ao ponto de quitar tudo. Esse processo de organização pode demorar de acordo com a quantidade de contas que você deve, mas não se preocupe; o que importa é que você irá conseguir liquidá-las.

DINHEIRO NA CONTA

Aquele dinheiro que você ficou guardando na poupança e foi rendendo, pode ser retirado assim que surgir uma oportunidade boa ou uma necessidade urgente; Para isso é ideal ter colocado um prazo para retirar, assim ele fica preso e você não gasta atoa.

● Surgir uma oportunidade de quitar um débito com remoção de juros e multas.

● Aparecer uma promoção de Auto escola ou curso bem em conta.

● Alguém vendendo uma moto ou carro com condições acessíveis.

● O celular quebrar e precisar trocar.

SOBRA DE SALÁRIO

O seu salário depois das dívidas quitadas, agora é livre para novas coisas; Mas não comece a gastar de qualquer forma. Desse salário tira um valor para se manter Como: Aluguel, feira, lanche e ônibus; E com o que sobrou distribua entre seus objetivos e sonhos.

● Volte a fazer aquela academia, curso ou conta de telefone que você deu uma pausa.

● Compre roupas e acessórios que você deixou de comprar para quitar as dívidas.

● Faça a viagem dos sonhos que você tanto queria há anos.

● Invista em algo como Casa própria ou Bolsa de Valores, que te traz benefício futuro.

CONSIDERAÇÕES

Terminou de ler o livro, entendeu tudo e agora coloque em prática; Lembre-se: não é legal sempre estar passando apertos e muito menos quando esses apertos são culpa nossa mesmo. Fazendo todas as etapas deste conteúdo, você consegue se organizar financeiramente e ter controle do seu dinheiro; são atitudes simples que fazem toda a diferença. O que você mais precisa acima de tudo que foi dito aqui, é ter força de vontade; pois endividar- se é como um vício. Aquela vontade de sempre comprar e gastar não é para bem, talvez você compre mas depois sente um arrependimento pois sabe que não podia, o dinheiro não dava, mês que vem vai apertar. Sempre fale para si mesmo aconselhando em cada situação, outras vezes use seus sonhos como incentivo para não gastar.

● “Eu consigo pagar isso?”

● “Eu preciso comprar isso?”

● “Eu quero quitar minhas dívidas"

● “Eu quero comprar meu carro”

CONSELHO

Vale a pena viver a vida organizada com dinheiro, pois querendo ou não nós precisamos dele para conseguir as coisas e sobreviver; comer, ter saúde, ter moradia e vestimenta. Através de atos simples nós conseguimos nos manter equilibrados com o dinheiro e não ter dor de cabeça, pois essa é uma das maiores causas de estresse, depressão e ansiedade. O pensamento que passo a você é de que o dinheiro é bom, mas não pode deixar ele mudar o seu comportamento e agir errado com as pessoas.

Sabendo diferenciar isso você vai bem, pois viver em prosperidade também faz parte do plano de Deus para as pessoas. Caso esteja sentindo alguma perturbação ou insônia por causa das dívidas, procure um psicólogo para te ajudar; ele vai te orientar com essas questões mentais que todo mundo passa. Agora sobre a administração de dinheiro, esse e-book e outros conteúdos de finanças podem te auxiliar melhor. 

"E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus."

Eclesiastes 5:19

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário