Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Empregos que adoecem seus funcionários: como sair dessa situação.


Sabemos que o homem precisa trabalhar, para se sustentar e conseguir alcançar bens materiais. Com isso a maioria dos países existentes são capitalistas, ou seja, é preciso gerar renda para o individuo sobreviver, portanto se uma pessoa não trabalha ela vive as custas de alguém, que  pode oferecer o básico, como comer e ter um teto; a não ser família rica que pode dar a seus filhos uma vida boa sem o mesmo precisar trabalhar.

Mas essa introdução, é somente para você entender que na sociedade atual, dependemos de nossa força bruta, e muitas das veze sujeitamos as vagas existentes no mercado. As classes medias e baixas, acabam se ocupando nos comércios ou casas de famílias para trabalhar; não importa a área, as pessoas querem trabalhar e ter sua renda para sustentar a família, a si próprio e conseguir adquirir bens.

Contudo há empregos que possuem chefes que podem tratar seus colaboradores tão mal, a ponto de eles desenvolverem alguma síndrome. O problema é que a maioria são pessoas bem estruturadas que o ego esta acima de tudo, inclusive do respeito a outro ser humano. As leis trabalhistas hoje está mais voltada aos funcionários, em se tratando de casos judiciais, e até em benefícios e remunerações; mas nem tudo é exibido, existem casos de subornos e acordos particulares.

VÍNCULOS EMPREGATÍCIO: Esses empregos que adoecem os funcionários, possuem uma certa dependência da pessoa, talvez ela se sinta presa aquele serviço por vários motivos.
  1. O patrão ajudou esse funcionário em algum sentido, e ele se sente com debito e por isso não tem coragem de sair ou falar algo que o incomoda.
  2. O funcionário fez algum compromisso a longo prazo, e por causa dessa divida não pode sair do serviço.
  3. O funcionário é tímido e não tem coragem de falar o que sente e não consegue pedir demissão.
  4. O funcionário tem muito tempo de casa e fica preso ao acerto e FGTS e por isso não pede demissão.
SITUAÇÕES DIVERSAS: As pessoas podem se sentir mal dentro de um emprego por vários fatores, e mesmo assim continuam neles, pelos motivos citados acima.
  1. Desvalorizado como profissional: O funcionário tem alguma experiência, ou formação a mais e é colocado em uma função inferior; se sente desmotivado e ganhando pouco.
  2. Falta de educação: Patrões e supervisores, que tratam mal os funcionários, chamam atenção na frente dos demais, grita e usa de palavras ofensivas.
  3. Desrespeito: Quando são desrespeitados ou discriminados por algo que é, cor da pele, religião, gênero, classe social ou instrução de estudo.
  4. Trabalho pesado: Quando o serviço em si é ruim, repetitivo ou causa dor, pegar peso, ficar muito tempo em pé, não descansa, clientes que xingam o funcionários.

PROBLEMAS MENTAIS: Devido a esses acontecimentos, o funcionário não consegue sair do serviço que está lhe fazendo mal; tendo que suportar maus tratamentos e outras humilhações. Trabalhando assim por muito tempo, a pessoa pode desencadear algum transtorno.
  1. Estresse; dependendo do nível do estresse da pessoa, ela pode ficar agressiva com seus próprios familiares, tentando descarregar a raiva do serviço em alguém.
  2. Depressão; ter que ficar naquele emprego causa tristeza no funcionário, com isso desencadeia esse transtorno.
  3. Ansiedade; com a agonia de sair do emprego e não conseguir, a pessoa fica ansiosa e desenvolve crises.
  4. Pânico; muito raro, mas com o nível de maus tratos que a pessoa tem no emprego, pode ter problemas como esse.
SOLUÇÕES POSSIVÉIS: Não é certo ninguém ser mal tratado em nenhum local de trabalho, isso qualquer regra trabalhista e social nos da direito. Temos mais gente do nosso lado do que contra, portanto não podemos nos submeter a tais empregos que prejudicam a nossa saúde.
  1. BUSCAR A DEUS: Em situações difíceis é o melhor refugio, através de orações você sente paz de espirito, lendo a Bíblia você encontra situações e palavras de alivio, e tendo fé Deus pode fechar essa porta na sua vida; porque Ele não quer ninguém sofrendo e sim tendo felicidade.
  2. CONHECIMENTO (COACH): Se conhecer te dar o poder de enxergar quem você é, e o que você quer pra sua vida. Isso faz você entender que não merece esse tratamento, que merece ser valorizado como profissional e ser respeitado como pessoa.
  3. AJUDA (PSICOLOGOS): Ir a psicólogos ajuda muitas vezes a entendermos o que sentimos e buscar caminhos para resolver nossos problemas, se o caso tiver mais sérios como os transtornos, um psiquiatra também pode nos auxiliar.
  4. LEIS (SINDICATOS): Seja corajoso, as leis defendem qualquer pessoa que é mal tratada e desrespeitada, portanto se você não consegue sair do serviço por causa de dinheiro e por isso suporta tal, entre na justiça pra ter uma rescisão indireta ou indenização.
Há uma força dentro de nós que é maior do que qualquer problema, seja material ou emocional. Isso é a nossa força de vontade, temos que ser motivados a buscar melhorias em nossas vidas; todos tem um sonho, seja de ficar numa posição melhor no mercado, de montar um negócios, ter uma casa boa ou uma vida bem estruturada. Isso não é ambição, é desejo de viver bem, ter estabilidade e conforto.

Portanto não aceite menos que isso, não aceite alguém te xingar ou gritar com você, apenas porque você precisa daquele emprego ou daquele dinheiro. Aprenda a ir atrás dos seus sonhos, aprenda a dizer não as pessoas, aprenda a se valorizar; Deus não quer nós mendigando pra ninguém, nem se humilhando, na Bíblia diz que Deus se alegra na prosperidade dos justos.

Mesmo se for preciso passar um tempo difícil ou de provações, não se desespere, uma hora as coisas se encaixa, seja perseverante. Estude pra um concurso, comece a juntar dinheiro, Faça o esboço do seu negócios e coloque em pratica seus planos. Mesmo se dar errado uma ou duas vezes, tente de novo, só não permita ficar doente por causa de outra pessoa ou um emprego que não vai te levar a lugar nenhum.







Nenhum comentário:

Postar um comentário