Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2021

O anos de pandemia trazem aos perfeccionistas uma frustação.


  • Frustação: O dilema de quem é perfeccionista.

   Os anos de pandemia a qual estamos vivendo trouxe uma frustação aos que gostam que tudo sai certinho e perfeito. Todos nós vivemos a vida pensando ou planejando algo, isso é normal, porém as pessoas que são perfeccionista planejam e ainda tentam controlar para acontecer exatamente igual. Eu sou um pouco assim, sempre tive agendas e nelas planejo atividades para cumprir, orçamento financeiro, e até vida pessoal, em planilhas e listas. 

     No entanto há algo que eu não controlo que é aquilo que não está em minhas mãos, é claro que eu já sabia disso, que poderia dar errado; É muito importante saber aceitar a frustação, por exemplo um emprego depende de alguém quiser me contratar, um namoro depende de outra pessoa, e outras coisas. Bom, mesmo a gente sabendo disso, eu fazia meus planos, isso faz parte de mim, querer que as coisas acontece do jeito que imaginei; que se cumpra aquele cronograma de datas e idades, e isso virou como uma regra, tal idade formar, tal idade casar, tal idade ter filhos. 

    Nos anos rotulo os meses, em janeiro inicia algo, em junho há mudanças, em dezembro finaliza, mas quem controla o tempo se não Deus e eu sendo cristâ devia ter aceitado essa verdade; pra ser sincera meus planos nunca aconteceu do jeito que pensei e me sentia frustada muitas vezes. Mesmo querendo que dê certo, muitas coisas davam errado, mas como eram pequenas não me importava muito; Pelo menos os grandes sonhos deveriam dar certo pensava. 

   Na pandemia com tudo parado, as vezes eu ficava me cobrando quando esquecia algo, ou saia errado, e isso vinha me martelar; por vez uma simples faxina que deixei algo pra trás, ou ir na rua e esquecer algo da lista. Posso dizer que meu perfeccionismo é pouco, existem pessoas que sofrem muito, porquê para elas, tudo tem que sair perfeito, tudo tem que dar certo, e quando não dá, a cobrança e a raiva gera uma enorme frustação.

   Nesse vai e vem da vida, chegou na época da minha idade onde pra mim tudo tinha que acontecer, o bom emprego, o casamento, tirar a carteira, a idade que para mim eu acho que é o meio da vida, o incio da vida adulta próspera. E então ate parecia que ia dar certo, último ano de faculdade, ja conversando com um rapaz, ja tinha o dinheiro para iniciar a auto escola. Mas em dezembro de 2019 acontecia na china a descoberta do novo coronavírus que então se alastrou e se tornou a pandemia mundial.

   Quando eu vi aqueles noticiários, imaginei que não chegaria no Brasil, e meus planos na agenda continuam fortes, não apresentava a Deus meus planos, não sei se eu tinha medo de não ser da vontade dEle, acho que precisava ter mais fé e conhecer o agir perfeito. Eu mudei de setor dentro da empresa e iria ganhar mais, então daria para juntar mais dinheiro; Era Janeiro e aquele meio namoro ao invés de avançar, fez foi ficar mais frio, e como era cidade longe, acabou e ele arrumou outra pessoa.

    Eu comecei a auto escola, e estava nas aulas teóricas, quando a pandemia chegou no Brasil e fecharam todos os comércios, e para minhas contas eu iria tirar carteira em Junho; mas com o fechamento sei lá quando agora. Resolvi mexer com umas vendas de roupas, fui para homme office, aquele namoro deu errado, a carteira teve de esperar, as vendas deram errado, não estava abrindo vaga em nenhuma empresa; eu vi meus planos frustarem completamente.

  • O que a quarentena trouxe aos perfeccionista e a todos.

     Não só eu mas o mundo inteiro, fez planos para 2020 que deram errado, tenho amigos que esperavam uma vaga de emprego, as empresas fecharam, uns tiveram que casar sem festa ou adiar, outros diziam que iria viajar bastante, as cidades fecharam; e muitos outros planos foram por água a baixo. E o que fazer nesse isolamento, se os pensamentos nos consome? ''como seria se eu tivesse feito assim'' um turbilhão de pensamentos, que se não vigiarmos nos domina e podemos evoluir para uma depressão ou ansiedade.

   Comecei a sentir uma frustação muito, mas muito grande, primeiro porque eu queria que estivesse de um jeito a minha vida e não estava; fiquei com raiva que meus planos deram errado, e fiquei impaciente. A solidão realmente é ruim, a quarentena deixou as pessoas mais afastadas, sem contato fisíco, sem trabalho, sem reuniões, sem diversões. Posso dizer que além das vida que estão se perdendo nesta pandemia, a maior crueldade é na parte emocional das pessoas, que ficaram mais fragéis, depressivas, ansiosas, frustadas e com um sentimento de perda e prisão.

     E na verdade o que fazer com este sentimento que os anos de pandemia trouxe, busquei formas de terapia online, com exercicios, mas logo resolvi buscar ajuda de quem realmente tem sabedoria o bastabte para me aconselhar ''Deus''. Tive que entender o porquê deu errado, fui meditando em tudo que passei, e descobri que coloquei uma pressão na minha vida. Fui lendo a Biblia, orando e mais entendimento Deus me dava, sabemos que o Senhor responde aqueles que o buscam, muitas passagens nos dá conselhos práticos, como a vez que Jesus dizia aos discipulos sobre preocupações desnessárias, que não podemos mudar o amanhã. (Mateus 6:27)

   Não é facil aceitar que estamos errados quando somos perfeccionistas, tive que entender que não era o tempo, e que eu não tenho controle sobre nada, tenho somente que fazer a minha parte, o que depende de mim; estudar, fazer um curso, fazer atividades fisícas, estar disponivél para conhecer pessoas, aproveitar as  oportunidades, colocar currículos. E o depois? o que não depende de você tem que esperar, devemos entender que uma pessoa que serve a Deus tem Ele como seu amigo e Ele faz parte da sua vida; então não tem como omitir ou não precisar, você faz o possível, Ele faz o impossivél, é meio a meio. 

    Nesses anos de pandemia vi que não era minha hora, tem pessoas que consegue ser bem sucedidas cedo, outras tarde, umas casam cedo, outras tarde e algumas nem casam, uns vai morar na cidade grande, outros preferem o interior. Não dá para estabelecer uma regra para todo mundo, as pessoas reagem diferentes, cada um tem um tempo determinado por Deus, e acredite quando chegar sua hora você sentirá, você precisará, é como se não desse pra avançar sem isso; e no meu caso poderia esperar mais, focar em outras coisas, aquele cronograma que criei era pesado e forçado.

  • Busque sempre recomeçar em tempos dificíes, há uma saída.
     
    Bom procurei então ir atras das coisas que eu tinha que resolver, primeiramente emocionalmente, trabalhar meu controle, meu perfeccionismo, espiritualmente aprender a ter mais fé e esperança em Deus. Cuidar de mim, me amar antes de qualquer relacionamento, começei a me arrumar, comprei coisas, exercícios na vizinhança, o que dava fazer na quarentena, visitei amigos sempre respeitando as normas sanitárias, e usei a internet ao meu favor para aprender mais. 

   Entreguei nas mãos de Deus, confiando, esperando, e deixando as coisas acontecerem naturalmente, é mais leve. Com o passar do tempo, vi que aquela pessoa não era pra mim, puder enxergar seu jeito rude, que meu dessespero cegou-me, seria infeliz (um livramento). Aquelas roupas que mexi não era pra mim trabalhar, tomei prejuizo; Sobre a minha idade, vi que tenho muito que viver, casar mais tarde não é problema, melhor ter mais condições. Sobre empregos, resolvi ir atrás de me especializar mais pra incrementar meu currículo, tentar concurso, estudar online; me preparar para o mercado, quando tudo normalizar.

   Algumas medidas se flexibilizou, a auto escola voltou, os eventos com pouca pessoas, me reuni com algumas pessoas, igreja e pude me levantar de um tapa que o ano de pandemia me deu devido ao minha mania de perfeição. Essa frustação foi sumindo à medida que fui aceitando, que pode dar errado, que não controlo, que não depende de mim. Depositei em Deus a minha confiança, Ele é o único que pode mudar o mundo, e que faz vir a nós o que desejamos sem precisar essa cobrança do perfeito. 

    Não é facil pra nós humanos, queremos botar a culpa em alguém, queremos exigir que algúem pague a conta, pensamos que a vida é injusta (a vida de tal pessoa é perfeita e a minha ruim) e outros casos questionamos até Deus. Mas quem somos nós? não sabemos do futuro, o segredo de tudo é a humildade, entenda o que aconteceu nos anos depandemia. 

     O porquê da frustação, se foi culpa dos outros perdoe, se for culpa sua, não se martele tanto, peça a Deus ajuda para te ajudar lidar com esse sentimento de querer ser perfeito. Ele cura sua alma, assim como me ajudou na minha frustação e no meu perfeccionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário